Filtros
As marcas acneicas são uma condição dermatológica resultante do aumento na produção de secreção pelas glândulas sebáceas e do bloqueio dos poros, bem como da proliferação localizada de bactérias. Afeta 56,4% da população brasileira, independentemente do sexo, apresentando uma predisposição hereditária e podendo surgir em qualquer faixa etária, sendo mais comum durante a puberdade. Fatores hormonais, como aqueles associados à gravidez ou à síndrome dos ovários policísticos, também podem contribuir para o desenvolvimento de marcas acneicas.
Os tipos mais prevalentes de marcas acneicas são classificados como grau I e II. Essas manifestações podem ser tratadas em casa com produtos dermatológicos ou sob supervisão de um profissional da área. As marcas acneicas de grau I são caracterizada por serem não-inflamatória, incluindo comedões e cravos. Por outro lado, a de grau II é uma forma inflamatória da condição, englobando pústulas e espinhas.
Estabelecer e manter uma rotina de cuidados com a pele é crucial, pois prevenir marcas acneicas é mais simples do que enfrentar as suas consequências posteriormente. Assim, é recomendado adotar uma higienização diária, utilizando um demaquilante apropriado para o seu tipo de pele para remover a maquiagem. Além disso, a esfoliação pode ser feita uma ou duas vezes por semana, e a hidratação não deve ser negligenciada. Investir em um protetor solar com acabamento mate também é aconselhável para proteger a pele propensa às marcas acneicas.